domingo, 22 de dezembro de 2013

TRILHAS SONORAS INESQUECÍVEIS - TOP MODEL

Em 1989 o público juvenil ainda não tinha "Malhação" e já estava órfão da série "Armação ilimitada", que, com sua linguagem inovadora e personagens de fácil identificação com sua audiência havia se tornado programa obrigatório. Preenchendo esse vácuo, a novela "Top Model" estreou em setembro proporcionando ao espectador um encontro entre o folhetim clássico capaz de agradar aos fãs do gênero e o tom leve e esperto que faltava à vasta plateia adolescente - representados respectivamente pelos autores Walter Negrão e Antonio Calmon. Calmon - diretor de filmes direcionados à juventude, como "Menino do Rio" e "Garota dourada" - fazia sua estreia como autor de novelas e não poderia ter sido mais bem-sucedido. Grande sucesso no horário das 19h, "Top Model" marcou uma geração e chegou a ser reprisada meros oito meses após seu último capítulo ter sido apresentado, numa prova inconteste de seu êxito.

A trama de "Top Model" não apresentava, a rigor, nenhuma grande novidade. A protagonista, Duda Pinheiro (Malu Mader no auge da beleza e da popularidade) era uma jovem do interior que se muda para o Rio de Janeiro acompanhada da mãe, Cleide (Suzana Faini) com o objetivo de fazer carreira como modelo. Para sua sorte, logo que chega ela assume o posto de top model da confecção do empresário Alex Kundera (Cecil Thiré), a Covery. Apaixonada pelo misterioso Lucas (Taumaturgo Ferreira, marido de Malu à época, o que justifica sua escalação) - que chegou ao Rio em busca ds seu pai desconhecido, que ele julga ser Alex - Duda vê seu romance sofrer a repressão das regras impostas por seu chefe, que não quer vê-la envolvida com nenhum homem. Enquanto isso, a trama também seguia a difícil relação entre Alex e seu irmão caçula, Gaspar (Nuno Leal Maia), que mora em uma casa à beira da praia com a atual esposa Marisa (Maria Zilda então assinando Bethlem), o cachorro Maradona e os cinco filhos - todos de mães diferentes. Bem-humorado e otimista, Gaspar é o oposto do irmão mais velho e conta sempre com a ajuda da faz-tudo Naná (Zezé Polessa em sua primeira novela, substituindo Bruna Lombardi, a primeira escolha para o papel), apaixonada por ele, e do melhor amigo, Saldanha (Evandro Mesquita), dono de um quiosque de sanduíches naturais.

Os filhos de Gaspar eram os responsáveis pela ala jovem da novela, discutindo assuntos de interesse da faixa etária a que pertenciam, como virgindade, masturbação, primeira menstruação, gravidez na adolescência e primeiro amor sem ransos moralistas ou um peso inadequado. Vividos por Marcelo Faria (Elvis), Gabriela Duarte (Olivia), Carol Machado (Jane), Henrique Farias (Ringo) e Igor Lage (Lennon), os filhos de Gaspar conquistaram o público sem maior esforço, dividindo a atenção com outras figuras de destaque na trama, como Drica Moraes, que estreava gloriosamente como a empregada Cida, que vivia um amor bandido com Paulinho (o saudoso Chiquinho Brandão) e viu seu papel aumentar no decorrer da novela e Júnior (Rodrigo Penna), filho de Alex que desafogava sua carência criando brincadeiras macabras para assustar a governanta Simone (Jacqueline Lawrence).


Outro grande sucesso de "Top Model" foi a sua trilha sonora, com canções que ilustravam com precisão as histórias contadas pelos autores - e tinha a atriz Suzy Rego (a modelo Carla da novela) na capa. Se a banda Buana 4 - que cantava a música de abertura, "Eu só quero ser feliz" - não vingou, os demais intérpretes de seu LP nacional são figurinhas carimbadas do cenário pop brasileiro. Lobão marcava presença com "Essa noite não (Marcha à ré em Paquetá)", tema de Alex e Djavan apresentava a sua inesquecível "Oceano" para embalar o romance entre Duda e Lucas. Kiko Zambianchi cantava a sua versão da beatle "Hey, Jude", tema de Gaspar. "Dizer não é dizer sim", cantada por Kid Abelha era a música-tema de Elvis e Tininha (Adriana Esteves em sua primeira novela) e "Babilônia maravilhosa", do ator/cantor Evandro Mesquita ilustrava as aventuras de seu personagem, Saldanha. O lado A era encerrrado com a instrumental "Memories", tema de Jacques (Jonas Bloch) e Lia (Denise Del Vecchio), os pais do jovem Arthur (Jonas Torres), que se via dividido entre as irmãs Olivia e Jane depois de uma cirurgia no cérebro.

O lado B da trilha nacional começava com a clássica "À francesa", de Marina Lima, tema de Duda e que hoje é indissociável da personagem. "Bobagem", na voz de Léo Jaime, era o tema de Marisa e "Independência e vida", cantada por Rita Lee, emoldurava a vida de Naná. O onipresente Fábio Jr. também emprestava seu talento à trilha, com "Vida", apresentada nas cenas da hilária Cida. O romance entre Olívia e Arthur tinha como tema a bela "Fica comigo", da banda Placa Luminosa e as descobertas sexuais de Ringo eram ilustradas pela debochada "Nega bom bom", do grupo gaúcho Cascavelettes - música que cunhou a expressão "punhetinha de verão". O mundo da moda tinha como fundo musical a instrumental "Passarela", gravada por Nova Era.


O disco internacional da novela tinha a bela Malu Mader em sua capa. Richard Marx abria o álbum com "Right here waiting", tema das cenas românticas entre Duda e Lucas. Saldanha tinha suas cenas embaladas pela banda Fine Young Cannibals e sua "Don't look back" e Gaspar teve a sorte de ter seus melhores momentos ilustrados pela clássica "Stairway to heaven", da cultuada Led Zeppelin. O romance entre Arthur e Olívia mereceu como trilha internacional a bela "I don't wanna lose you", com a poderosa Tina Turner. A banda de Danny Elfman, Oingo Boingo, cantava a música do núcleo jovem da novela, "Stay" e a paixão de Naná por Gaspar tinha como comentário musical "One more time", de Phillippe Lawrence. O lado A terminava com "Albatross", tema de Marvin (Miguel Magno), que, de homossexual convicto, se viu apaixonado por uma mulher sem as polêmicas que envolvem o tema hoje em dia.

O lado B abria com Gloria Estefan e "Don't wanna lose you", tema do triângulo amoroso Olivia/Arthur/Jane e seguia com "Wish you were here", dos Bee Gees, que era a música do romance surgido entre Lucas e Giulia (Alexandra Marzo), que atrapalhava o par central em sua busca pela felicidade. Alex e Irma (Vera Holtz) tinham como música a bela "No more boleros", de Gerard Joling e a maior fraude musical do final dos anos 80, Milli Vanilli, cantava "I'm gonna miss you", tema de Marisa. "Heaven", da banda Warrant, seguia Carla (Suzy Rego) por suas cenas, assim como "Call it love" - do desconhecido grupo Poco - era o som por trás do casamento precoce entre Elvis e Tininha. Encerrando a trilha estava "Give me action", da cantora Debbie Day, que era a canção internacional dedicada à Cida - uma prova do aumento de importância da personagem de Drica Moraes.

Reapresentada recentemente pelo Canal Viva, "Top Model" mostrou que perdeu seu frescor, mostrando um texto um tanto ingênuo e frágil. Ainda assim, permanece inesquecível nos ouvidos de seu público original.

TRILHA NACIONAL:

1. EU SÓ QUERO SER FELIZ - Buana 4
2. ESSA NOITE NÃO (Marcha à ré em Paquetá) - Lobão
3. OCEANO - Djavan
4. HEY, JUDE - Kiko Zambianchi
5. DIZER NÃO É DIZER SIM - Kid Abelha e os Abóboras Selvagens
6. BABILÔNIA MARAVILHOSA - Evandro Mesquita
7. MEMORIES - Rob Little
8. À FRANCESA - Marina
9. BOBAGEM - Léo Jaime
10. INDEPENDÊNCIA E VIDA - Rita Lee
11. VIDA - Fábio Jr.
12. FICA COMIGO - Placa Luminosa
13. NEGA BOM BOM - Os Cascavelettes
14. PASSARELA - Nova Era

TRILHA INTERNACIONAL:

1. RIGHT HERE WAITING - Richard Marx
2. DON'T LOOK BACK - Fine Young Cannibals
3. STAIRWAY TO HEAVEN - Led Zeppelin
4. I DON'T WANNA LOSE YOU - Tina Turner
5. STAY - Oingo Boingo
6. ONE MORE TIME - Phillipe Lawrence
7. ALBATROSS - Vikings
8. DON'T WANNA LOSE YOU - Gloria Estefan
9. WISH YOU WERE HERE - Bee Gees
10. NO MORE BOLEROS - Gerard Jolling
11. I'M GONNA MISS YOU - Milli Vanilli
12. HEAVEN - Warrant
13. CALL IT LOVE - Poco
14. GIVE ME ACTION - Debbie Day


Nenhum comentário:

Postar um comentário